segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Vou voltar...

Muitas vezes ir a algum lugar é mais fácil do que voltar.

Voltar implica parar, mudar de sentido e depois seguir adiante...ou seria, seguir ao "antes"?
Mais do que mudar a rota, para voltar a algum lugar é preciso coragem. Não precisa juntar todas as forças e toda a coragem que você já teve dentro de si próprio, mas pelo menos, um momento de vontade certeira, de passo firme e de olhar novamente a rota que uma vez você já traçou.

Voltar pode ser ainda uma grande mentira. Pensar que se volta a um lugar e o encontra exatamente como estava quando você foi embora é pedir para nunca ter ido embora. É enganar-se sobre o instante e sobre as consequências dos seus atos que se transformam de forma inexorável, acreditando que somos rodeados de "máquinas do tempo" e que podemos rescrever as nossas rotas.

Voltar é pedir um abraço a um amigo de infância. É pedir conselho a quem te quer bem, mas tendo em mente que nem sempre isso consegue te ajudar. É sorrir por dentro e transbordar por fora aquilo que mais te marcou. É degustar uma lembrança como se você se lambuzasse de bolo igual criança.

Voltar pode ser um aperto de mão arrependido que se transforma em abraço. Pode ser o remédio para uma dor que precisa de um passo pra trás pra depois seguir em frente. Pode ser o reencontro com aquilo que te dá uma resposta ou com outras perguntas.

Voltar é um verbo que se conjuga em outras ações. Exige direção e sentido, pede por vontade de se transformar em realidade. Muitas vezes, voltar pode ser sinônimo de fracasso: deparar-se com a culpa de uma escolha impensada ou com o fruto do que você deixou. Vivemos na regra que crescer é olhar para o futuro, que realizar é fazer-se presente e que devemos sempre seguir em frente. Mas às vezes, o seguir em frente pede uma nova rota ou uma antiga rota que você deseja passar de novo, que você precisa passar de novo e olhar como ela mudou, e ao mesmo tempo, como ela permaneceu. Por um pouco mais de um instante de reconhecimento ao olhar à sua volta...você percebe que está na hora de voltar a continuar a sua nova rota...


Nenhum comentário:

Postar um comentário